Quem somos

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) compõe a estrutura administrativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT) vinculado a Secretaria da Educação do Estado da Bahia contando com uma equipe de especialistas em informática educativa.

Objetivo: Difundir e fomentar o uso das tecnologias da informação e comunicação(TIC) nas unidades escolares da rede pública no Estado da Bahia, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade na educação.

Seguidores

CURSOS E OFICINAS

Oficinas 2011  
( Inscreva-se neste Blog clicando na guia "INSCRIÇÕES")

Público alvo: professores (as) das Unidades Escolares atendidas pelo NTE1.
Pré-requisito: ter conhecimento em informática básica. 
Local: Laboratório do NTE 1

  •  LINUX EDUCACIONAL BÁSICO
Objetivo: desenvolver habilidades básicas necessárias ao uso do sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, que possibilitem práticas pedagógicas com os recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de informática das Unidades Escolares.
Local: laboratório B / NTE 1
Carga Horária: 8 h
Encontros presenciais: 02 e 09/06/11 
Horário: 13:30 às 17:30 h
Professora: Alair Albino

  • WEB 2.0
Objetivo: 
Possibilitar aos professores da rede estadual de ensino explorar pedagogicamente as ferramentas de comunicação, colaboração e cooperação, a partir da evolução da rede internet, o que proporcionou uma maior participação dos usuários em conteúdos on line. A esse fenômeno, por convenção, denominou-se Web 2.0. Busca ainda construir, com os professores participantes, formas de utilização destes elementos na sua prática pedagógica.
Carga horária: 12h
Encontros presenciais: 31/05/2011, 07 e 14/06/2011
Local: NTE 01
Professores: Suzana Claudete, Gabriela Lucas, Norma Matos

  • WEB 2.0 NA ESCOLA
A oficina busca atender solicitação dos professores da escola, que pretendem usar pedagogicamente os recursos tecnológicos nas suas aulas.

Carga horária: 12h
Encontros presenciais: 30/05/2011, 07 e 15/06/2011
Local: Escola Luiza Mahim
Professora: Norma Matos

  •  LINUX EDUCACIONAL
Local: ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS
Professores do ensino fundamental
Carga horária: 20 horas (4 horas semanais)
Período: Maio/2011
Professora: Suzana  Claudete

Objetivo: contribuir para a inclusão digital dos professores do ensino fundamental da Escola Estadual Governador Roberto Santos, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização do Sistema Operacional Linux e os recursos da internet.

  • DOCS- EDITOR DE TEXTO ONLINE 


    O  Docs é um recurso do Google que funciona como um HD VIRTUAL. Favorece a criação de; documentos, planilhas, apresentações,  desenhos e formulários através de upload de arquivos do computador ou de um Pendrive, para o Docs.O professor ou gestor, pode utilizar essa ferramenta para variadas atividades online“nas nuvens", compartilhando e editando documentos com alunos e parceiros de trabalho. Produzir compreensão de  aprendizagem coletiva, experimentar, criar e compartilhar nessa ferramenta,  é o nosso compromisso neste curso.

    Local: Laboratório de informática do NTE 01 ou ESCOLAS
    Carga horária: 8 h                Vagas ofertadas: 30
    Professoras Formadoras: Telma Barbosa e Rita de Cássia Souza

  • MONITOR EDUCACIONAL (TVPendrive)
O Monitor Educacional é um equipamento multimida existente nas Unidades Escolares da rede estadual de ensino, no Estado da Bahia. Diferencia da TV convencional por possibilitar a exibição de arquivos digitalizados de áudio, imagem e vídeo diretamente de uma mídia de armazenamento (pendrive, por exemplo), leitor de cartão.
fonte: http://educar.sec.ba.gov.br/monitoreducacional
Visando atender solicitação das unidades escolares, nosso objetivo é preparar e motivar o professor do ensino básico para a utilizaçao pedagógica do Monitor Educacional no desenvolvimento das suas atividades com seus alunos.

EMENTA: Conhecendo o Monitor educacional; Compondo Acervo de Conteúos Digitais Livres; Autoria; Criando e convertendo Conteúdos Digitais para serem usados no Monitor Educacional; Programa conversor Formaty Factory; Converter a apresentação de PowerPoint ou Impress em .JPEG; Converter o Vídeo (.WMA) em .MPEG; Utilizaçãoo de cartão de memoria; Salvar no PENDRIVE; Conectar o PENDRIVE no Monitor para expor os arquivos; Explorar as teclas de navegação do controle remoto, utilizando os arquivos salvos no PENDRIVE; Avaliação dos encontros.
Vagas ofertadas: 50
Turma 1: 25/05/11 (vespertino)
Carga horária: 04 horas
Turma 2: 31/05/11 (Terça-feira - vespertino)
Turma 3: 01/06/11 (Quarta-feira - matutino)
Carga horária: 08 horas (2 encontros presenciais)
Local: Laboratorio B - NTE 01

Cursos 2011
(Inscrição acesse o portal do educador baiano)
  • INTRODUÇÃO A  EDUCAÇÃO DIGITAL
O objetivo deste curso é  possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).  
Carga horária: 40

  •  ELABORAÇÃO DE PROJETOS
 Curso promovido pelo Ministério da Educação (MEC)  através do programa ProInfo Integrado. Sua certificação será emitida pelo Instituto Anisio Teixeira(IAT)/Secretaria Estadual de Educação - Bahia.
Objetivo: proporcionar aos gestores e professores o aprofundamento téorico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência das mídias e tecnologias de ecducação existentes na escola.
    EMENTA: eixos estruturantes: 1- projeto; eixo 2 - currículo; eixo 3 - tecnologia     
    Modalidade: semipresencial
    Carga horaria total : 40 horas (12h presenciais + 28 a distância)
    Ambiente virtual: Eproinfo
     

    TVescola