Quem somos

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) compõe a estrutura administrativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT) vinculado a Secretaria da Educação do Estado da Bahia contando com uma equipe de especialistas em informática educativa.

Objetivo: Difundir e fomentar o uso das tecnologias da informação e comunicação(TIC) nas unidades escolares da rede pública no Estado da Bahia, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade na educação.

Seguidores

Dicas e Eventos


PORTAL EDUCACIONAL

  • Portal do Professor criado e mantido pelo Ministerio da Educação/MEC disponibiliza espaço de Aula (planos de aula das diversas áreas do conhecimento), jornal do Professor, materiais de estudo, conteúdos multimídia, interação e colaboração, links e outros seviços.  ATENTE: neste portal tem duas areas: uma aberta e outra restrita. Voce precisará se cadastrar para interagir no espaço Interação e Colaboração ( dialogar nos foruns tematicos) e para enviar, compartilhar seus planos de aula e outros materiais que desejar. Faça seu cadastro é simples e gratuito!
  • Portal do Educador Baiano
JOGOS
  • Recreio Online - portal com jogos nas categorias: educativos, história e atualidades, de cultura, entretenimento,investigativos e de estratégia e de aventura e ação. Dirigido ao ensino fundamental e médio. Na seção faça voce mesmo, a criança pode produzir brinquedos e outros objetos.


    LINGUA PORTUGUESA
    FISICA

    Que tal aprender Física com o Cotidiano?
    fonte: http://ambiente.educacao.ba.gov.br
    Esta é uma indicação para os professores de Física, alunos e todos os interessados em conhecer sobre como a Física acontece no nosso mundo (e também no espaço)! Veja como visitando o site do projeto.

    Adianto-lhes que O Projeto “A Física e o Cotidiano” nasce a partir do Projeto Conteúdos Digitais do MEC e foi desenvolvido a partir da contemplação do edital 001/2007, do MEC/MCT pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia(UNEB) foi concebido por um grupo de pesquisadores, listados a seguir em ordem alfabética: Alfredo Matta, Ana Verena Carvalho, Nalini Vasconcelos, Paulo Ramos, Pollyana Pereira, Sueli Cabalero, Vânia Valente e Yuri Wanderley.  Destaca-se ainda que a concepção e autoria de todo o conteúdo de Física do projeto coube ao Professor Paulo Ramos, da UNEB.
    O objetivo do projeto
    Disponibilizar conteúdos educacionais digitais na área de Física que possam ser utilizados em apoio/ampliação às práticas docentes no Ensino Médio, visando a atualização e melhoria da qualidade do ensino na área.
    fonte: site do projeto

    GEOGRAFIA
    • No site do IBGE é possível visualizar o mapa-mundi com informações sobre a população, economia, indicadores sociais, dados gerais dos países, como o idioma, moeda e bandeira: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
    ARTIGOS
    • Reflexões e textos sobre a educação inovadora - presencial e a distância - e sobre os desafios da comunicação no cotidiano: http://www.eca.usp.br/prof/moran/ 
    • O programa Link Brasil, apresentado por Eduardo Ribeiro, aborda diversos assuntos sobre tecnologia: Internet, telefonia, blogs, transmissão de imagens e sons são alguns dos temas. Todos os sábados, às 20h, na Record.
      http://www.recordnewstv.com.br/linkbrasil/
    •  Mais uma revista interessante e com ótimas matérias! http://planetapontocom.org.br/


      HISTÓRIA EM QUADRINHO


      • BrasilGov2.0 é uma iniciativa inédita criada pela união de instituições e empresas e tem como objetivo impulsionar o diálogo entre cidadãos e governo em prol do desenvolvimento do país. Leia mais em:  http://www.brasilgov2.com.br/

      VIDEOS
      • O site abaixo traz uma série intitulada: Relações familiares no mundo contemporâneo: a educação dos filhos. No vídeo de abertura vamos ver as reflexões trazidas pela psicóloga Rosely Sayão a respeito das relações familiares no mundo contemporâneo e em especial das relações da família com a escola, responsável pela educação formal. http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/04/23/filhos-melhor-nao-te-los/ 

      PROGRAMAS (SOFTWARE)
      • Para criar cursos a distância sugerimos o site http://www.1fish.info/moodle/ que oferece a hospedagem gratuita do moodle. O site está em português e é bem intuitivo.


      REPORTAGEM

      JORNAL NACIONAL

      • Edição do dia 12/05/2011
        12/05/2011 22h03 - Atualizado em 12/05/2011 22h03

      Apesar de essenciais, professores brasileiros são desprestigiados

      Da pré-escola ao ensino superior, são hoje 2,3 milhões no país. No Brasil, a lei fixa um salário inicial de R$ 1.187 para 40 horas de trabalho por semana.

       Filmes 







      TVescola